Dra. Luana Araujo é médica infectologista e epidemiologista, pesquisadora e comunicadora brasileira, amplamente reconhecida por sua atuação durante a pandemia de covid-19 no Brasil.

Natural de Adamantina, no interior de São Paulo, escolheu Minas Gerais para viver e criar o filho, ao lado do marido, o fotógrafo e produtor audiovisual Bruno Haddad.

Luana formou-se em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2006. Posteriormente, especializou-se em Infectologia e concluiu o mestrado em Saúde Pública na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, onde foi a primeira brasileira a receber a prestigiosa Bolsa Sommer.

Ao longo da carreira, desenvolveu projetos de saúde pública e prestou consultoria para governos de diversos países, incluindo Cabo Verde, Guiné-Bissau, Coreia do Sul e o Brasil.

Atualmente, usa tecnologias avançadas para para desenvolver projetos voltados à redução das disparidades em saúde pública. Também é uma voz ativa na comunicação científica — integra a primeira comissão da história da revista Nature dedicada a investigar como aprimorar a qualidade da informação em saúde no mundo — e é criadora de conteúdo digital, com uma audiência que ultrapassa meio milhão de pessoas somando suas redes (Instagram, Threads e LinkedIn).

Além da medicina, Luana é cantora e pianista com formação clássica. Aos 15 anos, após concluir o ensino médio, estudou música na Áustria — e acredita que medicina, arte e humanidade são elementos indissociáveis.